
A oferta alimentar nos recintos dos festivais de verão pode ser uma surpresa. A revista Nutrimento, da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, deixa dicas de que como pode tirar o melhor partido dos alimentos disponíveis.
O Verão é sinónimo de de festivais de verão no qual as escolhas alimentares podem nem sempre ser as melhores. No entanto, será que é possível fazermos escolhas mais saudáveis nestes espaços? Ou que estratégias podemos seguir? Siga as dicas da Nutrimento:
– Antes de escolher, veja todas as possibilidades de refeições existentes. Nestes locais, a oferta é variada e muitos já disponibilizam a informação nutricional dos produtos, que pode sempre consultar. Quanto menos sal, melhor.
– De um modo geral, prefira os cozinhados (e bem cozinhados) aos produtos frescos. Aqui, a segurança dos alimentos é preferível aos cuidados com uma boa nutrição. Se conseguir compatibilizar as duas… tanto melhor.
– Procure opções mais simples, evitando a adição de molhos ricos em gordura. Evite saladas, em particular se não estiverem embaladas nem conservadas no frio. Se quiser consumir hortícolas, escolha a sopa (mesmo com calor).
– Opte pela água engarrafada como a bebida de eleição. As temperaturas elevadas e a intensa atividade física característica dos festivais podem levar à desidratação e ao aumento da fadiga se o consumo de água não for suficiente. Evite bebidas alcoólicas que aumentam a perda de líquidos. Evite ainda sumos de fruta e outras bebidas não engarrafadas. De novo, a higio-sanidade sobrepõe-se às questões da riqueza nutricional, nestes dias.
– Se tiver possibilidade de levar comida de casa lembre-se dos frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs,..), da fruta fresca lavada, das sandes de pão de mistura enriquecido com hortícolas. Estas alternativas saudáveis e práticas devem ser conservadas a temperaturas o mais baixo possível.
Por último, aproveite estes momentos para desfrutar de boa música, em boa companhia aliando alguma prática de atividade física.




















